Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

UM ENCONTRO INUSITADO

TUDO MUITO ESPECIAL mas o que mais marcou, foi o encontro com a "maori" PAITANGI.

Foi um daqueles encontros que acontece quando damos chance para a vida "se planejar" sozinha. Gosto muito de viajar sem ter tudo planejado. Gosto de estar livre para o que a vida me reserva. E foi assim que tive a oportunidade de conhecer essa "artista-bruxa-maori" que leva em seu queixo um "moko" (tatuagem) em homenagem ao seu companheiro que faleceu há 14 meses.
Nos conhecemos em PAIHIA, na ilha norte, em um final de tarde em que eu observava a grandeza de uma das árvores da região e ela fazia sua corrida diária. Assim que ela se aproximou, foi impossível não perceber seu queixo todo marcado. Confesso que assusta um pouco mas em poucos minutos de conversa senti que estava diante de uma pessoa especial.
Ela explicou todo o significado de seu "moko". Aqui os "maoris" tem na tradição tatuar o corpo com a sua história. Então, não tem livros com desenhos para escolher... O artista senta e pede que conte sua trajetória de vida e assim, enquanto você fala, ele vai desenhando o que entende que será a SUA MARCA.
Tenho uma tatuagem "maori" nas costas que tem a minha "trajetória" até 2005 quando fiz.
Então, o "moko" tem um significado sagrado. A que ela leva no queixo tem desenhado seus dois guardiões: a arraia e a coruja. Paitangi diz ser dona de um dom difícil de se carregar, assim como a coruja que está tatuada em seu queixo, ela vê o que muitos não vêem. Pude sentir sua sensibilidade. Seu amor pelo próximo. Não senti nenhum tipo de julgamento ou preconceito por eu ser estrangeira. Ela me fez sentir em casa.
Aliás, ficamos amigos dela e no dia seguinte fomos até sua casa... e ela deu uma aula da história da Nova Zelândia e ainda algumas mensagens próprias para nós... De arrepiar.
Sinto muita gratidão por estar aqui, por ter conhecido a PAITANGI e por viver com o Fabio que além de me fazer muito feliz, me leva para os lugares mais incríveis do planeta! Só tenho a agradecer!

Ah! E quanto custa ser tatuado por ela? O valor é determinado por quem recebe o "moko" e deve ser colocado no vaso que fica pendurado em um dos cantos da sala. E KIA ORA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário